Topo

Abril, Saraiva e FTD entram na clasificação das editoras mundiais

17/06/2011 11h17

PARIS, França, 17 Jun 2011 (AFP) -A gigante britânica da edição Pearson se destaca na lista da classificação anual de editoras mundiais elaborada pela revista francesa Livres Hebdo, na qual aparecem pela primeira vez três grupos brasileiros e dois russos.

Pelo quinto ano, a revista estabelece a classificação de empresas do setor da edição que têm um volume de negócios superior a 150 milhões de euros.

Neste classificação aparecem pela primeira vez os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na paisagem editorial mundial ao lado do principal grupo chinês.

Ao lado do chinês Higher Education Press (40º), aparecem na classificação três grupos brasileiros: Abril Educação, Saraiva e Editora FTD (respectivamente 46º, 52º e 57º) e os grupos russos AST e Eksmo (55º e 58º).

No total, 58 grupos editoriais de 17 países figuram na lista de Livros Hebdo, compartilhada pelas revistas especializadas Buchreport (Alemanha), Publishers Weekly (Estados Unidos), The Bookseller (Reino Unido) e PublishNews Brazil (Brasil).

O volume de negócios dos 10 maiores grupos mundiais da edição responsável por cerca de 31 bilhões de euros e representa 55,3% dos 56 bilhões de euros de atividade que geram as empresas de classificação.

No primeiro lugar da lista aparece o gigante britânico Pearson (Pearson Education, Penguin), bem à frente da Reed Elsevier, Thomson Reuters, Wolters Kluwer, Bertelsmann e Hachette Livre.

Com um volume de negócios de mais de seis bilhões de euros em 2010, a Pearson supera em 700 milhões de euros a seu principal competidor, o grupo de edição profissional anglo-holandês Reed Elsevier, que em 2010 registrou 5,38 bilhões de euros.