Topo

Isabel Allende, Ricardo Darín e Shakira celebram Dia E de língua espanhola

A escritora Isabel Allende autografa livros na Feira do Livro em madri (8/6/2011) - EFE/Juanjo MartÌn
A escritora Isabel Allende autografa livros na Feira do Livro em madri (8/6/2011) Imagem: EFE/Juanjo MartÌn

15/06/2011 16h26

MADRID, Espanha, 15 Jun 2011 (AFP) -Personalidades da cultura espanhola como Isabel Allende, Ricardo Darín e Shakira se uniram para convidar hispânicos de todo o mundo a celebrar neste sábado a terceira edição do Dia E da língua espanhola, promovido pelo Instituto Cervantes.

Trata-se da "festa de todos os que falam espanhol", explica a escritora chilena Isabel Allende em um vídeo que pode ser acessado no site do Instituto Cervantes.

O ator argentino Ricardo Darín propõe a votação no site www.eldiae.es da palavra favorita em espanhol deste ano, ação na qual já participaram mais de 100 mil pessoas de 139 países, segundo o Cervantes.

"Cada um propõe uma palavra para que todos votem qual a que mais gostam", explica.

Como faz há três anos, o Instituto Cervantes divulgará no sábado qual palavra em espanhol foi a mais votada pelos internautas de todo o mundo entre as mais de 30 propostas por personalidades de língua hispânica.

Entre elas encontram-se o prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa, a ex-bailarina cubana Alicia Alonso, o cantor Alejandro Sanz, o escritor chileno Antonio Skármeta, o jogador de futebol uruguaio Diego Forlám, o ator espanhol Antonio Banderas, o mexicano Gael García Bernal, o cantor colombiano Chayanne e o técnico de futebol espanhol Vicente del Bosque, entre outros.

Cerca de 500 milhões de pessoas falam espanhol no mundo atualmente e "em 2050 seremos mais de 600 milhões", lembra o vídeo.

O Instituto Cervantes celebrará na ocasião, em seus 78 centros culturais, situados em 44 países com a já tradicional "chuva de palavras" e outras atividades culturais, entre as quais encontram-se uma leitura coletiva das obras de Vargas Llosa com sua presença no Cervantes de Pequim e um show da mexicana Julieta Venegas em Bordeaux (sudoeste da França).

O Prêmio Nobel peruano está fazendo uma visita à China e Japão desde terça-feira até 24 de junho.

O Instituto Cervantes, entidade pública espanhola dependente do ministério de Relações Exteriores, foi criado em 1991 para impulsionar o ensino da língua espanhola e da cultura espanhola e hispano-americana.