Facebook abrirá capital em 2012 e pode valer mais de US$ 100 bi
WASHINGTON, 13 Jun 2011 (AFP) -A rede social Facebook deverá fazer sua oferta pública inicial de ações (IPO, da sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2012, e poderá valer mais de 100 bilhões de dólares, informou a emissora americana CNBC nesta segunda-feira.
O diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse diversas vezes não ter pressa de abrir o capital da empresa, mas a CNBC informou que a companhia pode ser forçada a fazê-lo pelas regras da Securities and Exchange Comission (SEC), autarquia americana que regula o mercado de ações.
A CNBC informou que a decisão do Facebook de realizar um IPO pode ser impulsionada por um requerimento da SEC segundo o qual companhias com mais de 500 investidores privados devem divulgar suas informações financeiras.
A emissora, citando "pessoas familiares à questão", disse que o Facebook entrará com o pedido de IPO no fim deste ano.
A regra da SEC chamada "500 rule" prevê que companhias privadas divulguem trimestralmente balanços financeiros, como fazem as companhias de capital aberto.
O Facebook também está recebendo pressões de funcionários que não têm autorização para vender sua participação na empresa em trocas privadas como a SharesPost, onde o Facebook foi avaliado em 85 bilhões de dólares, segundo a CNBC.
A expectativa é que o IPO do Facebook no ano que vem movimente 100 bilhões de dólares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.