Entretenimento

Grandes estúdios vão à festival de animação em busca do próximo Carlos Saldanha

Divulgação
Cena da animação "Rio", feita por Carlos Saldanha Imagem: Divulgação

09/06/2011 12h24

ANNECY, França, 8 Jun 2011 (AFP) -Os multimilionários estúdios de produção, como o Pixar, estão presentes no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (sudeste da França) para recrutar jovens talentos que poderiam ser o novo Carlos Saldanha, o diretor do filme "Rio", campeão de bilheteria.

O cineasta brasileiro, de 45 anos, diretor da saga "A Era do Gelo", ofereceu esta quarta-feira, em Annecy, um workshop sobre o processo de criação de "Rio", no qual lembrou que veio aqui com um curta-metragem, antes de filmar seu primeiro longa.

Em Annecy, que é o grande evento mundial de animação, passaram também Tim Burton ("O estranho mundo de Jack"), o francês Michel Ocelot ("Kirikou"), Nick Park ("Wallace e Gromitt") e John Lasseter, diretor de "Toy Story", um dos filmes de maior bilheteria da história, que em 1995 revolucionou o cinema de animação.

Como sabem todos os profissionais do cinema, há vários anos são os rendimentos do cinema de animação - que com os recursos de tecnologias inovadoras, efeitos especiais e histórias com intrigas para crianças e adultos atraem milhões de espectadores no planeta - que salvam o cinema que se vê nas salas.

Para continuar colhendo vitórias e arrecadando milhões de dólares, os dois grandes estúdios de cinema de animação dos Estados Unidos, Pixar ("Toy Story", "Procurando Nemo", "Cars"), e da Dreamworks, produtora de "Shrek", o carismático ogro verde, e de "Kung Fu Panda", buscam recrutar os melhores profissionais da animação no mundo.

Em Annecy, os dois estúdios organizaram sessões de recrutamento, entrevistando centenas de estudantes, alguns dos quais poderiam ser, um dia, os diretores de grandes sucessos de bilheteria ou criadores de novas técnicas de animação.

"Annecy é o melhor lugar do mundo para que um estudante de animação possa fazer contatos", disse à AFP Georges Lessourd, após ser entrevistado por um representante dos estúdios Pixar, adquiridos em 2006 pela Disney, que pagou 7,4 bilhões de dólares.

Lessourd fez fila, junto com centenas de estudantes de animação, em frente ao estande da Pixar no Carrefour da Creation, seção do Festival de Annecy realizada no luxuoso hotel Imperial há quatro anos para favorecer o encontro entre estudantes e grandes estúdios.

A companhia Pixar, que comemora este ano seus 25 anos, ao longo dos quais colheu 22 prêmios Oscar da Academia que a consagraram no Olimpo dos filmes digitais, é um dos 22 estúdios no Carrefour, que organizaram sessões de recrutamento durante quatro dias.

Mas é o que mais aspirantes atrai, junto com a Dreamworks, cujos representantes entrevistam os candidatos durante 10 minutos.

"Eu me saí muito bem", disse, otimista, a estudante Annie Sergent, aluna de uma escola de animação próxima a Montpellier (sudeste), afirmando que quer trabalhar nos Estados Unidos, país que é o primeiro produtor de filmes de animação, seguido de Japão e França.

"Os Estados Unidos são o sonho de qualquer estudante de animação, é lá que onde estão sendo feitos os melhores filmes de animação, onde ocorrem as inovações técnicas", disse.

Carlos Saldanha coincide que, embora haja imensos talentos em todas as partes do mundo, as oportunidades estão, sobretudo, nos grandes países produtores de cinema de animação.

Enquanto isso, o Mifa - maior mercado internacional de cinema de animação do mundo, celebrado no Imperial, em paralelo com o Festival de Annecy - confirma, com mais de 450 estandes de 70 países que este setor da cinematografia está em franco crescimento.

"O crescimento do mercado, como o do setor de animação, tem sido muito rápido nos últimos anos", explicou Mickael Marin, diretor do Mifa.

"Estão presentes todos os profissionais de animação e Annecy é agora o local principal do mundo para o recrutamento" de animadores, concluiu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo