Topo

Vargas Llosa diz que vitória de Keiko Fujimori será um desastre para o Peru

04/06/2011 14h53

MADRI, 4 Jun 2011 (AFP) -O escritor peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura, declarou neste sábado que a vitória da candidata de direita Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, "será um desastre" para o país.

"Seria lamentável que a democracia conquistada há 10 anos e que trouxe muitos benefícios ao Peru, não só pelo progresso econômico mas também pelas reformas nas instituições, retrocedesse e voltase a um período de autoritarismo marcado por enormes corrupção e violência no país", justificou o escritor em conversa com jornalistas na Feira do Livro de Madri.

Vargas Llosa fez as declarações nos bastidores de uma sessão de autógrafos de seu novo livro, "O Sonho do Celta".

Conhecido liberal de direita, Vargas Llosa apoia o candidato de esquerda Ollanta Humala nas eleições presidenciais que acontecem no domingo no Peru.

O escritor, derrotado por Alberto Fujimori quando concorreu à presidência em 1990, defende Humala por considerar que a outra candidata é uma cópia de seu pai, que governou o Peru de 1990 a 2000 e atualmente está preso por violação dos direitos humanos e corrupção.