Kirchner assina convênio "histórico" entre a Argentina e a Bienal de Veneza
VENEZA, Itália, 3 Jun 2011 (AFP) -A presidente Cristina Kirchner assinou nesta sexta-feira, em Veneza, um acordo considerado "histórico" entre seu país e a Bienal de Arte, pelo qual a Argentina passará a contar com um pavilhão permanente na prestigiada mostra internacional
"Foi um ato histórico. Há tempos, a Argentina desejava uma presença permanente e será, agora, num edifício do século XVI", anunciou o presidente da Bienal, Paolo Baratta.
Durante a cerimônia, foram entregues a Kirchner "as chaves" do futuro pavilhão, um prédio de 1570 que passará por obras de reforma.
Na ocasião, foi inaugurada na sede da Bienal a exposição "Memória e liberdade na arte argentina do século XX", com obras de alguns dos artistas que expuseram em Veneza ao longo do século passado.
O pavilhão terá um espaço de mais de 500 metros quadrados, na chamada Sala delle Armi, e foi concedido pela Bienal para um período de 22 anos.
O custo da reforma foi calculado em 1.500.000 de euros (2.200.000 dólares), aportados pela Argentina.
"O fato de a Argentina ter um pavilhão permanente me enche de orgulho e acho que todos os nossos artistas merecem isso", afirmou Kichner.
A presidente conclui nesta sexta-feira, na Itália, a viagem que começou domingo, no México.
"Criar", "comover", foram as palavras usadas por Kirchner para elogiar o trabalho dos artistas, em particular do veterano León Ferrari, considerado um dos cinco artistas plásticos vivos mais provocadores e importantes do mundo, quem recebeu, em 2007, o Leão de Ouro de melhor artista da Bienal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.