Morre em Miami arquiteto cubano que planejava reconstruir Havana
MIAMI, 2 Jun 2011 (AFP) -O arquiteto cubano Nicolás Quintana, que projetou diversos edifícios emblemáticos em Havana e se dedicou durante o exílio a planejar a reconstrução da capital da ilha, morreu terça-feira em Miami vítima de problemas pulmonares, informaram nesta quinta-feira a imprensa local.
Quintana, de 85 anos, foi um dos protagonistas do movimento arquitetônico que floresceu em Cuba nos anos 1950, e deixou seu selo em Havana nas construções do clube Kawana, no Residential Yatch Club, e muitas outras obras de grande beleza na cidade.
Ele também projetou Varadero, principal balneário cubano, segundo The Miami Herald.
Em Miami, onde passou a viver definitivamente em meados dos anos 80, organizou um grupo de pesquisas com especialistas acadêmicos denominado "Havana e suas paisagens", que funcionava na Universidade Internacional da Flórida, dedicado a planejar uma futura reconstrução da capital cubana.
Para o projeto elaborado a partir do exílio, Quintana contava com informações via satélite, antigos planos de Havana e fotos do estado atual dos edifícios, fachadas e ruas fornecidos por colaboradores em Cuba.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.