Entretenimento

Cuba lembra centenário de nascimento de escritor homossexual

02/06/2011 17h39

HAVANA (Cuba), 2 Jun 2011 (AFP) -Cuba saldará uma de suas "maiores dívidas" culturais ao comemorar o centenário do nascimento de Virgílio Piñera, um de seus escritores mais importantes, marginalizado nos anos 1970 por ser homossexual, informou nesta quinta-feira o jornal Granma.

"Uma das maiores dívidas da cultura cubana será saldada com estes festejos", disse o órgão do Partido Comunista (PCC, único), acerca da homenagem ao dramaturgo, poeta, novelista e crítico, que morreu de infarte em 1979 aos 67 anos, em meio a um ostracismo editorial e público.

Uma comissão, presidida por seu amigo e agente literário, Antón Arrufat, começou a celebração que será concluída em agosto de 2012, quando o centenário for completado, com atividades acadêmicas, reedição de obras, publicação de textos inéditos e apresentações de teatro e dança.

Piñera, Arrufat e diversas figuras da cultura cubana foram marginalizados por serem homossexuais ou por terem posições políticas diferentes das oficiais na década de 1960 e 1970, fundamentalmente no batizado "Quinquênio Cinza" (1971-1975).

Autor da famosa peça teatral "Electra Garrigó", Piñera é considerado o mais importante dramaturgo de Cuba, apesar de também ter escrito romances, 10 livros de contos e seis de poemas.

Morou em Buenos Aires de 1946 a 1958, quando regressou a Cuba depois da vitória da revolução, onde colaborou com a imprensa, dirigiu editoras e publicou obras até 1971.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo