Topo

Ebay e PayPal processam Google por roubo de segredo industrial

27/05/2011 16h33

SAN FRANCISCO, 27 Mai 2011 (AFP) -Poucas horas depois de na quinta-feira ter sido lançado o "Google Wallet" (sistema de pagamento através de celulares), Ebay e PayPal apresentaram em um tribunal da Califórnia uma ação contra o Google acusando a empresa de ter interceptado segredos comerciais sobre um projeto de pagamento através de celulares.

PayPal, que afirma ter passado três anos tentando fechar um acordo para desenvolver um sistema de pagamento nos telefones que funcionam sob o sistema Android concebido pelo Google, acusa a gigante de Internet de ter roubado segredos industriais, entre outras formas, por meio da contratação de um de seus funcionários.

"Ao contratar (Osama) Bedier, com seu conhecimento dos segredos industriais e dos projetos de PayPal, e sua compreensão das fragilidades do Google tal como eram percebidas pelo líder do setor, o Google comprou a mais ampla e sofisticada crítica de seus próprios problemas", afirma o texto da ação.

"O Google colocou Bedier a cargo de seu negócio de pagamento por celulares, assegurando-se assim, virtualmente, que Bedier faria um uso indevido dos segredos industriais da PayPal".

Bedier trabalhou para a PayPal até que em janeiro passado foi contratado pelo Google por Stephanie Tilenius, que abandonou seu trabalho como executiva do eBay no fim de 2009 para trabalhar também no Google, segundo informa o texto da ação.

Um porta-voz do Google disse que o "Vale do Silício foi levantado pela capacidade dos indivíduos de utilizar seus conhecimentos e sua experiência para buscar melhores oportunidades de emprego, uma ideia reconhecida pelo direito e leis californianas. Respeitamos os segredos industriais, e nos defenderemos contra essas acusações", completou.

PayPal solicita diante da Justiça o pagamento de uma indenização por perdas e danos.