Topo

Paris: expoentes da internet participam do 'e-G8'

24/05/2011 18h55

PARIS, 24 Mai 2011 (AFP) -Os dirigentes das empresas de internet e dos meios de comunicação mais importantes do mundo assistiram, esta terça-feira, à inauguração, pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, do primeiro encontro "e-G8", dedicado à influência da rede mundial de computadores no mundo, prévio à cúpula do G8.

Sarkozy inaugurou o evento na capital francesa, fazendo um apelo à "responsabilidade coletiva" dos atores da internet neste espaço de liberdade.

"Os povos dos países árabes mostraram ao mundo que a internet não pertence aos Estados, a opinião internacional pôde constatar que a internet se tornou, para a liberdade de expressão, um vetor de potência inédita", disse.

Mas, acrescentou, "não deixem que a revolução que lançaram transmita o mal, sem barreiras, nem contenção. Não deixem que se torne um instrumento nas mãos dos que querem afetar nossa segurança e, portanto, nossa integridade".

Em várias ocasiões, os governos enfrentaram leviandades expressas na internet, como na ocasião da difusão dos telegramas diplomáticos secretos dos Estados Unidos pelo site WikiLeaks.

Os temas dos direitos autorais e proteção de dados pessoais, que serão tratados no encontro, previsto para terminar esta quarta-feira, também podem gerar tensões, assim como o da censura.

Entre os participantes do encontro estão altos executivos de grandes grupos do setor, tais como Mark Zuckerberg (Facebook), Eric Schmidt (Google), Jeff Bezos (Amazon), John Donahoe (eBay), Rupert Murdoch, magnata dono da News Corporation (Fox News e Wall Street Journal) e apresentado pela revista Forbes como "o homem dono das notícias".

Os executivos se reúnem até quarta-feira para debater e defender sua visão de internet e o modelo econômico a desenhar para garantir seu desenvolvimento e perenidade.

O e-G8 foi inscrito na agenda por Sarkozy para preparar a tradicional cúpula de chefes de Estado e de governo, na quinta e na sexta-feiras em Deauville (noroeste), onde a internet aparece, pela primeira vez, na ordem do dia.