Topo

Austrália: vida do criador do WikiLeaks ganha peça de teatro

22/05/2011 14h22

SYDNEY, 22 Mai 2011 (AFP) -A vida do fundador do Wikileaks, Julian Assange, será imortalizada em uma peça de teatro na Austrália, seu país de origem, informou neste domingo a imprensa local.

A peça "Stainless Steel Rat, escrita pelo premiado dramaturgo de Melbourne Ron Elisha, que conta a história de um diretor de cinema que faz um filme sobre a vida de Assange, estreia nesta semana.

Os principais protagonistas das denúncias do Wikileaks, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a mulher sueca que acusou Assange de violência sexual, aparecem na obra, segundo o jornal Sun-Herald.

O diário chamou a peça de o primeiro "wikiespectáculo" mundial, que será apresentado em Sydney antes que saiam filmes de Hollywood sobre a história.

O diretor da obra, Wayne Harrison, disse que esta peça será "extravagante, divertida e polêmica".

"É uma história convincente de um australiano que está mudando o mundo agora mesmo. Não se pode esperar. Deve ser feita o quanto antes", afirmou.

O ator Darren Weller interpretará Assange, responsável pelo site que divulga dados secretos escritos por diplomatas americanos de embaixadas fora do país dando suas opiniões sobre presidentes, políticos, banqueiros e personalidades importantes da vida de cada país, ação que tem colocado Washington em enormes dificuldades.

O site também tem divulgado uma grande quantidade de documentos secretos sobre as guerras no Afeganistão e no Iraque.