Topo

Líbia: multidão furiosa ataca ônibus com jornalistas

21/05/2011 14h43

TRÍPOLE, 21 Mai 2011 (AFP) -Um ônibus no qual viajavam três jornalistas que partiam neste sábado de Trípoli em direção à fronteira tunisiana foi atacado por uma multidão enfurecida na entrada da cidade de Zuara, 100 km a oeste da capital líbia, declarou à AFP um dos jornalistas que viajavam no veículo.

O ônibus passava junto a um posto de gasolina no qual dezenas de automóveis formavam uma longa fila quando um dos jornalistas do canal chinês Phoenix TV pegou uma câmera para filmar a cena, relatou Guy Desmont, cinegrafista da Reuters.

"Homens furiosos, dos quais ao menos três estavam armados com pistolas e uma faca, forçaram a porta e subiram no ônibus" ameaçando os jornalistas, perguntando sua nacionalidade e para que meio de comunicação trabalhavam, contou.

Depois, cerca de 50 homens rodearam o veículo.

Soldados líbios que se encontravam em um posto de controle próximo dispararam ao ar para dispersar a multidão, que antes conseguiu furar os pneus do veículo.

"Foi uma explosão de raiva", afirmou Desmond, afirmando que um oficial líbio que acompanhava os jornalistas ficou levemente ferido.

A polícia retirou os homens armados do ônibus e levou os jornalistas de volta ao seu hotel em Trípoli.