Topo

'Le Havre' leva em Cannes prêmio da crítica internacional

21/05/2011 14h27

CANNES, França, 21 Mai 2011 (AFP) -O filme "Le Havre", do finlandês Aki Kaurismaki, ganhou neste sábado o prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI), anunciou o presidente do júri, o brasileiro José Carlos Avellar.

"Ver este filme nos deixou contentes, sobretudo pela esperança, por sua delicadeza, por sua simplicidade, por sua ternura. Embora trate de problemas familiares graves e da imigração clandestina, o faz sem agressividade, sem ironia", disse Avellar em declarações à AFP.

"Le Havre" também recebeu uma menção honrosa do Júri Ecumênico, que atribuiu o prêmio principal a "This must be the place", do italiano Paolo Sorrentino.

"Le Havre é uma ode à esperança, à solidariedade, à fraternidade. Mediante uma direção mais elaborada, Aki Kaurismaki nos leva a um mundo que ele transfigura com a magia das cores, o humor dos diálogos, a humanidade dos personagens", segundo o Júri.

Em pesquisas realizadas com críticos internacionais, "Le Havre", que o cineasta finlandês definiu como um "conto de fadas", aparece em primeiro lugar entre os favoritos à Palma de Ouro, após cativar a crítica com a história de um engraxate e de seus amigos que ajudam um menino africano clandestino neste porto do norte da França.

"O bom de um festival como o de Cannes é que, além dos grandes prêmios, um bom filme sempre tem a possibilidade de conquistar algum dos prêmios paralelos, que chamam a atenção dos cinéfilos sobre esta obra em particular", declarou Avellar.