Topo

Alegria em Cannes por autorização dada a cineasta Rasulof para deixar o Irã

17/05/2011 17h02

CANNES, França, 17 Mai 2011 (AFP) -O Festival de Cannes manifestou nesta terça-feira a sua "satisfação" com a notícia da autorização de deixar o Irã concedida ao cineasta iraniano Mohammad Rasulof, que teve sua última obra "Adeus" exibida neste evento.

As autoridades iranianas retiraram a proibição de deixar o país imposta ao cineasta de 37 anos, que era mantido em prisão domiciliar por propaganda hostil ao regime, anunciou nesta terça-feira seu advogado.

Mas os diretores do Festival ressaltaram que "só ficarão felizes" se a apelação de sua condenação de 6 anos de prisão der resultado.

"Estamos satisfeitos, se for confirmado, que Rasulof pode vir, e voltaremos a exibir seu filme, mas apenas ficaremos felizes quando seu recurso em apelação e o de Jafar Panahi derem resultado", declarou à AFP o delegado geral do festival, Thierry Frémaux.

O festival ainda não tem "confirmação" de sua chegada a Cannes, disseram as fontes.

Rasulof foi condenado a seis anos de prisão em dezembro, junto com seu compatriota Jafa Panahi, de 50 anos.

A justiça iraniana também proibiu Panahi de dirigir filmes por 20 anos.

Rasulof e Panahi, que tinham apelado da decisão da justiça, foram liberados, mas não podem deixar o Irã.

Nesta terça-feira, o advogado de Rasulof, Iman Mirza Zadeh, declarou à agência de notícias Isna que tinha recebido a confirmação oficial de que as autoridades haviam retirado a proibição imposta ao cineasta de deixar o país.

Jafar Panahi permanece em prisão domiciliar em Teerã.

"Adeus", de Rasulof, foi apresentado no domingo e será exibido novamente se seu diretor for a Cannes.

O longa-metragem de Jafar Panahi "In Film Nist" (Este não é um filme), filmado "em condições quase clandestinas" deve ser exibido na sexta-feira.