Topo

Piratas do Caribe 4, com Johnny Depp e Penelope Cruz, 'navega' em Cannes

14/05/2011 14h33

CANNES, França, 14 Mai 2011 (AFP) -O quarto capítulo da saga "Piratas do Caribe", que traz Johnny Depp e Penélope Cruz no elenco, na qual os corsários saem em busca da fonte da eterna juventude, teve sua estreia mundial neste sábado no Festival de Cinema de Cannes, exibido fora da mostra de competição.

Três anos após o terceiro filme da sequência - que já rendeu aos cofres do estúdio Disney três bilhões de dólares - o capitão Jack Sparrow, interpretado por Depp, volta com novas aventuras, desta vez sob a direção de Rob Marshal (de "Chicago") e em formato 3D.

Em sua busca pelo mágico elixir da juventude, Depp participa de cenas de duelos de espada, romance e ação ao lado de Penélope Cruz, que interpreta Angélica.

A atriz, trajando um elegante vestido azul, Depp, Marshall e outros atores do filme - rodado em Londres, Los Angeles e nas montanhas e mares paradisíacos do Havaí e Porto Rico - chegaram neste sábado ao Festival em um iate que ficou ancorado no porto, onde centenas de fotógrafos os aguardavam.

Em uma coletiva de imprensa após a exibição do filme, Depp, de 47 anos, prometeu novas aventuras na pele do capitão Sparrow, apesar do interesse do público ter diminuído bastante nos volumes dois e três da saga, que não receberam críticas favoráveis.

"Enquanto os roteiros e o diretor forem bons, haverá novas sequências. O desafio consiste em encontrar novos ingredientes", disse Depp.

O ator explicou que para criar seu personagem se inspirou no guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, que inclusive participou do filme interpretando o pai de Sparrow.

Depp afirmou que ensaia os roteiros com seus dois filhos, frutos do seu relacionamento com a atriz e cantora francesa Vanessa Paradis.

O produtor Jerry Bruckheimer também se manifestou favorável à continuação da saga.

"Esse filme é próprio do Johnny, ele é o único capaz de interpretar Sparrow", afirmou.

Penélope contou aos jornalistas que ficou muito feliz de ter recebido a oferta do papel, para o qual recebeu aulas de esgrima.

"Há 12 anos eu não trabalhava com Depp e Marshall me dirigiu no musical 'Nine'. Quis repetir nossas parcerias", disse a atriz, casada com o também ator Javier Bardem e vencedora de um Oscar.

A espanhola lembrou que o filme foi rodado enquanto ela estava grávida do seu primeiro filho, que nasceu em janeiro.

"Todos tiveram um enorme cuidado comigo", agradeceu Penélope, que recebeu elogios de Depp e Marshall na coletiva de imprensa.

"Ela está a altura de Sparrow", brincou Marshall, que elogiou a atriz pelo seu talento e também pela excelente forma física. Já Depp comentou a "personalidade única" de Penélope.

"Ela é inteligente, divertida e uma grande inspiração. É sobretudo uma amiga maravilhosa".

No entanto, o filme e o entrosamento dos dois atores não convenceram alguns críticos. "Não há química entre eles", criticou uma jornalista espanhola, que assistiu à exibição em Cannes e opinou que este quarto capítulo é "muito mais fraco" que os anteriores.