Topo

Wall Street Journal lança rival do WikiLeaks

05/05/2011 16h51

WASHINGTON, 5 Mai 2011 (AFP) -O Wall Street Journal lançou nesta quinta-feira um rival do WikiLeaks chamado "Safehouse", que pede aos internautas que ajudem a descobrir fraudes e abusos no poder político e no ambiente de negócios nos setores público e privado.

"Se você tem contratos, correspondências, e-mails, bancos de dados financeiros de companhias, agências do governo ou organizações sem fins lucrativos, pode enviá-los para nós por meio do serviço SafeHouse", adverte o jornal.

O site, instalado em um dos servidores do jornal e administrado diretamente pela redação, foi concebido para proteger a identidade dos informantes que não quiserem divulgar suas identidades, indica.

"O SafeHouse permitirá reunir informações e documentos que podem ser utilizados para artigos confiáveis", assegura o diretor de informação, Robert Thomson.

"Estamos preparados para receber informações em todos os formatos, arquivos de texto, gravações de áudio e de vídeo, fotos...", acrescenta o periódico, que lança este apelo: "Ajudem o Wall Street Journal a revelar fraudes, abusos e outros crimes".

O Wall Street Journal é o último meio de comunicação a lançar um site similar ao Wikileaks, que divulgou dezenas de milhares de documentos comprometedores sobre a atuação do Exército americano nas guerras do Iraque e do Afeganistão e dos meios diplomáticos.

O New York Times manifestou em janeiro a sua intenção de criar um serviço semelhante.