Topo

Italiano Riccardo Muti vence o Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes

O mastro Riccardo Muti toca a peça "Otelo" com a Chicago Symphony Orchestra no Carnegie Hall, em Nova York (15/4/2011)  - AP Photo/Carnegie Hall, Richard Termine
O mastro Riccardo Muti toca a peça "Otelo" com a Chicago Symphony Orchestra no Carnegie Hall, em Nova York (15/4/2011) Imagem: AP Photo/Carnegie Hall, Richard Termine

04/05/2011 08h23

MADRI, 4 Mai 2011 (AFP) -O júri do Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes 2011 anunciou nesta quarta-feira como vencedor o maestro italiano Riccardo Muti.

De acordo com o comunicado do júri, Muti venceu o prêmio "por sua trajetória de dimensão universal vinculada aos melhores teatros do mundo".

Reconhecido pela vocação de pesquisa e formação humanística, o maestro Muti "faz jus à tradição clássica de diretor capaz de extrair o espírito de cada obra através das melhores qualidades das orquestras", destacou o júri.

Um dos grandes nomes da música clássica do mundo, Riccardo Muti "dirigiu com paixão e virtuosismo as mais prestigiosas orquestras, deixando uma profunda marca com suas interpretações, que alcançaram uma dimensão universal".

O vencedor do ano passado foi o escultor americano Richard Serra.