Topo

Milhares de pessoas se despedem do escritor argentino Ernesto Sábato

01/05/2011 16h35

BUENOS AIRES, 1 Mai 2011 (AFP) -O corpo do escritor argentino Ernesto Sábato, falecido no sábado aos 99 anos, foi enterrado neste domingo em um cemitério na periferia de Buenos Aires, depois de ter sido velado em Santos Lugares, onde viveu por 60 anos.

O velório do autor de "O Túnel" foi realizado na tarde de sábado e foi retomado na manhã deste domingo no Clube Atlético Defensores, onde o escritor gostava de jogar dominó.

"Quando morrer, quero ser velado aqui, para que as pessoas do bairro possam me acompanhar nesta viagem final e quero que se lembrem de mim como um vizinho, às vezes rabugento, mas, no fundo, um cara legal", dizia o escritor, segundo Mario Sábato, o filho mais novo.

Sábato foi enterrado no cemitério de Pilar (a 54 km de Buenos Aires).

"Papai, vá em paz. Fez tudo o que tinha que fazer", disse Mario com a voz embargada, em uma breve cerimônia.

A presidente Cristina Kirchner enviou uma coroa de flores ao velório e conversou por telefone de sua residência particular de Calafate (sul) com Mario Sábato e Elvira González Fraga, ajudante que permaneceu ao lado do escritor durante os últimos anos, informou a agência oficial Télam.

Líderes de todas as correntes políticas prestaram suas homenagens ao escritor.

Prêmio Cervantes de Literatura em 1984, Sábato foi homenageado neste domingo na Feira do Livro de Buenos Aires.

Nascido em 24 de junho de 1911 na cidade de Rojas, foi o penúltimo de 11 filhos.

Sábato, um dos gigantes da literatura argentina ao lado de Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, morreu na madrugada de sábado, dois meses antes de completar 100 anos.