Topo

Monet, Picasso e Gauguin são estrelas dos leilões de primavera de Nova York

29/04/2011 18h24

NOVA YORK, 29 Abr 2011 (AFP) - Obras de Monet, Picasso e Gauguin serão os destaques dos esperados leilões de primavera de arte impressionista, moderna e contemporânea da semana que vem em Nova York.

"Nos sentimos muito confiantes e esperamos dias muito intensos", comentou à imprensa Connor Jordan, chefe do Departamento de Arte Impressionista e Moderna da Christie's, antes da noite de 4 de maio em que espera arrecadar no total de 160 milhões de dólares.

"Os Álamos", uma pintura de Claude Monet elaborada em 1891 e avaliada entre 20 e 30 milhões de dólares, é uma das principais peças da casa.

Os outros protagonistas da Christie's serão um Picasso de grandes dimensões "Mulheres de Argel (20-30 milhões), "A Janela Aberta", de Matisse (8-12 milhões), que pertenceu a Pierre Bonnard e de quem "Café da Manhã", colocado ao seu lado na exposição, foi avaliado entre 6 e 9 milhões.

Jordan também destacou uma seleção de surrealistas: "o mercado está valorizando essas obras cada vez mais". A lista inclui um fabuloso De Chrico "Ettore e Andromaca" (5-7 milhões) e "Chevaliers en Parade", de Dali (1,2-1,8 milhão de dólares).

Na Sotheby's, a venda de 3 de maio oferece dez Picasso, incluindo "Femmes Lisant" (25-35 milhões de dólares) e uma excepcional escultura em madeira de Paul Gauguin "Jovem Taitiana" (10-15 milhões).

As vendas continuarão na semana seguinte com a arte contemporânea, na qual a Sotheby's arrematará no dia 10 de maio obras de Andy Warhol --incluindo "Sixteen Jackies" avaliada entre 20 e 30 milhões-- e outras de Jeff Koons, Basquiat e Willem de Kooning.

A Christie's espera arrecadar um total de 230 milhões de dólares com outras obras de Warhol, Rothko e Francis Bacon, no dia 11 de maio.

Nessa noite, também serão leiloados um Roy Lichtenstein obtido em uma loteria por 10 dólares, em 1965, e que poderá alcançar o milhão de dólares.

A temporada de primavera será concluída no final de mês com as vendas de arte latino-americana, nas quais se destaca, entre outras, um auto-retrato em miniatura de Frida Kahlo, avaliado pela Sotheby's entre 800.000 e 1,2 milhão de dólares.