PUBLICIDADE
Topo

Americano doa Picasso à Universidade de Sydney para financiar pesquisas

27/04/2011 07h31

SYDNEY, 27 Abr 2011 (AFP) -Um misterioso doador americano entregou um quadro de Pablo Picasso avaliado em milhões de dólares à Universidade de Sydney, para que o dinheiro da venda seja revertido para a pesquisa científica.

A obra, "Jeune fille endormie" ("Jovem adormecida"), pintada em 1935, será leiloada em 21 de junho em Londres pela Christie's, informou Giovanna Bertazzoni, diretora do departamento de arte moderna da casa.

O quadro deve ser vendido por entre nove e 12 milhões libras esterlinas (US$ 15 a 20 milhões).

"É uma verdadeira jóia da pintura de um dos gênios da arte ocidental e estamos muito felizes de ajudar a Universidade de Sydney com o leilão", declarou Bertazzoni.

O vice-reitor da universidade, Michael Spence, afirmou que o doador visitará o centro de ensino para exibir o quadro.

"Em um ato de generosidade excepcional, um doador estrangeiro que deseja permanecer no anonimato está pronto para viajar até a Austrália para doar pessoalmente este quadro à universidade", declarou Spence.

A renda obtida com o leilão financiará um novo centro de pesquisas sobre a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

"Jeune fille endormie" representa Marie Therese Walter, que Picasso conheceu em 1927 quando ele tinha 45 anos e ela 17. A jovem se tornou amante do artista.

mp/fp