Entretenimento

Hackers chineses atacam site com pedido de libertação do artista Ai Weiwei

20/04/2011 19h21

WASHINGTON, 20 Abr 2011 (AFP) - Hackers na China interromperam uma petição on-line assinada por cerca de 100.000 pessoas pela libertação do artista Ai WeiWei, informou nesta quarta-feira o operador do site web.

Importantes museus de todo o mundo encabeçam a lista que pede a libertação de Ai WeiWei, um artista aclamado detido no dia 3 de abril quando tentava voar de Pequim a Hong Kong.

Change.org, uma rede de ativistas on-line, informou que o site está caindo de forma intermitente desde segunda-feira, devido a um ataque denominado DOS (negação de serviço) originado na China.

Ben Rattray, fundador do Change.org, disse que trabalha para responder ao ataque e permitir que mais pessoas possam assinar a petição.

"Acho que a tentativa de suprimir tanto a liberdade de expressão quanto a dissensão organizada em torno da detenção de Ai Weiwei será e é contraproducente", disse Rattray à AFP.

A petição pela libertação de Ai WeiWei foi lançada pelo Museu Guggenheim de Nova York, com a participação do museu nova-iorquino de Arte Moderna, o Tate Modern de Londres, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris e o Instituto de Arte de Chicago.

Até meados da tarde desta quarta-feira, havia sido assinada por 94.400 pessoas.

Nascido em 1957, Ai Weiwei enfrentou com frequência o poder criticando-o fortemente, chamando, por exemplo, os dirigentes chineses de "gângsteres", ou defendendo causas humanitárias nos últimos anos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo