Obra "Dama com Arminho", de da Vinci, viajará para Madri, Berlim e Londres
VARSÓVIA, 20 Abr 2011 (AFP) - O célebre quadro de Leonardo de Vinci, a "Dama com Arminho" pertencente ao Museu dos Príncipes Czartoryski na Cracóvia (sul da Polônia), será exposto em breve em Madri, em Berlim e em Londres, indicou nesta quarta-feira o Ministério polonês da Cultura.
O ministério, que não aprovava esta viagem do quadro mais famoso da Polônia, mudou de posição após o pedido do príncipe Adam Karol Czartoryski, diretor da fundação que leva o seu nome proprietária da pintura em madeira, indicou um vice-ministro da Cultura, Piotr Zuchowski.
"A Dama com Arminho" será exposta em Madri a partir de meados de maio. Depois, o quadro fará parte de uma exposição sobre o Renascimento prevista para agosto na Gemaeldegalerie de Berlim, antes de ser apresentado em novembro na capital britânica como parte de uma exposição dedicada a Leonardo da Vinci.
Depois de voltar à Cracóvia em 2012, o quadro não deverá deixar a Polônia por 10 anos, indicou Zuchowski.
Os Czartoryski adquiriram por volta de 1800 essa pintura em madeira de 54x39 cm, elaborada por Da Vinci entre 1488 e 1490. Acredita-se que a obra retrata Cecilia Gallerani, a amante de Ludovic Sforza, duque de Milão.
Roubada por nazistas, o quadro foi restituído à Polônia após a Segunda Guerra Mundial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.