PUBLICIDADE
Topo

Obra "Dama com Arminho", de da Vinci, viajará para Madri, Berlim e Londres

20/04/2011 15h06

VARSÓVIA, 20 Abr 2011 (AFP) - O célebre quadro de Leonardo de Vinci, a "Dama com Arminho" pertencente ao Museu dos Príncipes Czartoryski na Cracóvia (sul da Polônia), será exposto em breve em Madri, em Berlim e em Londres, indicou nesta quarta-feira o Ministério polonês da Cultura.

O ministério, que não aprovava esta viagem do quadro mais famoso da Polônia, mudou de posição após o pedido do príncipe Adam Karol Czartoryski, diretor da fundação que leva o seu nome proprietária da pintura em madeira, indicou um vice-ministro da Cultura, Piotr Zuchowski.

"A Dama com Arminho" será exposta em Madri a partir de meados de maio. Depois, o quadro fará parte de uma exposição sobre o Renascimento prevista para agosto na Gemaeldegalerie de Berlim, antes de ser apresentado em novembro na capital britânica como parte de uma exposição dedicada a Leonardo da Vinci.

Depois de voltar à Cracóvia em 2012, o quadro não deverá deixar a Polônia por 10 anos, indicou Zuchowski.

Os Czartoryski adquiriram por volta de 1800 essa pintura em madeira de 54x39 cm, elaborada por Da Vinci entre 1488 e 1490. Acredita-se que a obra retrata Cecilia Gallerani, a amante de Ludovic Sforza, duque de Milão.

Roubada por nazistas, o quadro foi restituído à Polônia após a Segunda Guerra Mundial.