Topo

Papa responderá a perguntas na televisão italiana

19/04/2011 14h10

CIDADE DO VATICANO, 19 Abr 2011 (AFP) -Bento XVI responderá a perguntas sobre os episódios de violência na Costa do Marfim, no Iraque e sobre o terremoto no Japão, durante uma entrevista excepcional concedida à televisão italiana por ocasião da Sexta-feira Santa, celebração da crucificação de Jesus.

O Vaticano anunciou no dia 8 de março que o Papa havia aceitado responder às perguntas sobre Jesus e sua mensagem durante uma entrevista à RAI Uno no programa religioso "A sua immagine" ("A sua imagem").

Segundo a rede pública italiana, o programa, que terá uma hora e vinte minutos de duração, não será ao vivo. As perguntas foram enviadas a ele com antecedência.

A primeira selecionada foi a de uma japonesa de sete anos, Elena, de pai italiano, que viu outras três crianças morrerem, sentiu sua casa tremer e ainda está traumatizada com o tremor de terra de 11 de março, indicou o programa.

Uma mulher muçulmana da Costa do Marfim, onde recentemente houve uma violenta crise após as eleições, e sete estudantes cristãos de Bagdá, vivendo sob a ameaça permanente de grupos islamitas, também farão suas perguntas.

Uma mãe italiana que cuida de seu filho em coma profundo há dois anos também foi escolhida para fazer uma pergunta ao Papa.

Ela aceitou ser filmada ao lado do leito de seu filho. Essa escolha não foi feita por acaso. O debate sobre a eutanásia foi relançado em 2009 na Itália devido ao caso Eluana, uma italiana que permaneceu 17 anos em coma até que sua família obtivesse na justiça o direito de suspender sua alimentação.

Na Sexta-feira Santa, segundo a tradição cristã, Cristo foi crucificado para redimir os homens de seus pecados, antes de ressuscitar no domingo de Páscoa.

Bento XVI concedeu poucas entrevistas em seis anos de pontificado: a primeira à televisão polonesa após a morte de João Paulo II, em 2005, e uma outra a redes alemãs antes de sua viagem à Baviera, em 2006. Mas esta será a primeira vez que responderá a perguntas do público.