Topo

Casa que inspirou "O Grande Gatsby" é demolida em Long Island, nos EUA

Casa apontada como inspiração para o romance "O Grande Gatsby" é demolida (18/04/2011) - Thomas A. Ferrara / AP
Casa apontada como inspiração para o romance "O Grande Gatsby" é demolida (18/04/2011) Imagem: Thomas A. Ferrara / AP

19/04/2011 17h52

NOVA YORK, 19 Abr 2011 (AFP) - Uma mansão espetacular em Long Island, apontada como fonte de inspiração para F. Scott Fitzgerald escrever o romance "O Grande Gatsby" foi demolida para dar lugar a uma construção.

A mídia local e arquitetos de Long Island afirmaram que a enorme mansão em Sands Point foi derrubada durante o fim de semana. Cinco casas separadas, avaliadas em cerca de 10 milhões de dólares cada, serão construídas no local.

"É triste, porque era uma espécie de lugar histórico", afirmou à AFP Paul Mateyunas, corretor e historiador. "Era uma das maiores mansões com colunas à beira-mar".

  • John Dunn / AP

    Vista lateral de mansão em Long Island apontada como inspiração do livro "O Grande Gatsby" dias antes da demolição (29/03/2011)

Historiadores acreditam que Fitzgerald usava a casa como inspiração para criar o pano de fundo de seu livro de 1925, que trata de dinheiro, amor e sonhos despedaçados da Era do Jazz, nos anos 1920.

"Com certeza era algo que Fitzgerald, que alugava uma casa, teria visto se ficasse em um barco ou participasse de alguma das festas. Era a região dele", disse Mateyunas.

O jornal local "Newsday" informou que a casa era cenário de festas que recebiam de políticos como Winston Churchill a comediantes como os Irmãos Marx nos anos 1920 e 1930.

No entanto, a residência ficou abandonada durante um longo período, fazendo com que o terreno se tornasse mais valioso do que a histórica casa.