Alemanha: balanço gigante lembrará reunificação do país
BERLIM, 13 Abr 2011 (AFP) -Berlim terá um novo monumento para comemorar a reunificação alemã: uma plataforma côncava de 50 metros de comprimento, acessível aos visitantes que poderão fazê-la balançar de um lado para o outro de acordo com sua distribuição em cima da obra.
A comissão cultural do Parlamento alemão aprovou nesta quarta-feira um projeto que terá um custo de 10 milhões de euros (14,4 milhões de dólares).
O monumento será instalado na avenida Unter der Linden, na antiga Berlim Oriental, perto do local onde um dia esteve o palácio imperial.
O Parlamento lançou em 2007 uma licitação com o objetivo de criar um monumento simbólico da revolução pacífica que acabou com o regime comunista da Alemanha Oriental, provocando a queda do muro de Berlim em 1989 e a reunificação do país no ano seguinte.
O vencedor da licitação foi o escritório do arquiteto Johannes Milla de Stuttgart e da coreógrafa Sasha Waltz. Esse projeto venceu outros dois que chegaram à final, depois de uma longa seleção de obras apresentadas por 386 artistas e arquitetos.
O monumento, que será construído em metal e vidro, terá o nome de "cidadãos em movimento" e terá uma placa com o slogan gritado pelos manifestantes no leste da Alemanha: "somos o povo. Somos o povo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.