Entretenimento

Almodóvar decide voltar à Academia de Cinema espanhola

08/04/2011 16h08

MADRI, 8 Abr 2011 (AFP) -Depois de anos de discórdia, Pedro Almodóvar retornou à Academia de Cinema espanhola, que atribui os prêmios Goya, equivalente ao Oscar, indicou a produtora do cineasta nesta sexta-feira.

Pedro Almodóvar, o cineasta espanhol mais famoso no exterior, mas quase nunca reconhecido por seus colegas compatriotas, retirou-se em 2005 da Academia de Cinema, em meio de muita polêmica, junto com seu irmão, o produtor Agustín Almodóvar.

Agustín Almodóvar havia dito que "não nos sentimos queridos" nessa instituição. Os irmãos Almodóvar não estavam de acordo com o sistema que rege a votação para a atribuição dos Goya.

Um porta-voz da produtora El Deseo informou que ambos retornarão à academia, mas sem dar mais detalhes sobre a decisão, que ocorre alguns dias antes da eleição do novo diretor da instituição.

Os irmãos Almodóvar tinham abandonado a entidade depois da cerimônia do Goya 2004, que premiou com 14 troféus o filme de Alejandro Amenábar, "Mar Adentro", enquanto que a então última obra de Almodóvar, "Má Educação", não recebeu nenhum dos quatro Goya para os quais estava indicada.

As relações entre Almodóvar e a Academia dos Goyas estavam tensas desde 1990, quando seu filme "Ata-me", nomeado 15 vezes, não recebeu nenhuma estatueta.

Em 1999, "Tudo Sobre Minha Mãe" recebeu, no entanto, sete prêmios da academia espanhola.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo