Topo

Venda de Art déco na Christie's arrecada 42,4 milhões de euros

31/03/2011 18h47

PARIS, 31 Mar 2011 (AFP) -A venda da coleção Art déco do francês Laurent Negro, realizada de terça a quinta-feira no Palácio de Tóquio em Paris, totalizou 42,387 milhões de euros, indicou a casa Christie's.

A casa de leilões esperava entre 35 e 50 milhões de euros desta venda. "Estamos muito satisfeitos", declarou à AFP François de Ricqlès, presidente da Christie's França. "Ficamos muito acima de nossa estimativa base", ressaltou.

A venda incluía 880 lotes, sendo a metade de mobiliário e objetos de Art nouveau, Art déco e da escola modernista simbolizada pela UAM (União de Artistas Modernos).

A coleção de Laurent Negro, 38 anos, constituída ao longo dos quinze últimos anos, reunia Louis Majorelle, Emile-Jacques Ruhlmann, Jean Dunand, Eileen Gray, Pierre Chareau, Francis Jourdain, Charlotte Perriand, Robert Mallet-Stevens e outros artistas de renome.

No total 84% dos lotes foram vendidos. Oito lotes superaram um milhão de euros.

A venda de terça-feira à noite, que reuniu as obras primas da coleção, atingiu 24,29 milhões de euros.

No entanto, o lote mais caro, a mesa de jogos e suas quatro cadeiras produzidas por Jean Dunand em 1930 para o apartamento da estilista Madeleine Vionnet não teve comprador. O conjunto estava estimado em entre 3 e 5 milhões de euros, mas os lances pararam em 2,6 milhões.

"A estimativa talvez estivesse alta demais" para esse lote, comentou de Ricqlès. "Em toda venda, há fracassos", ressaltou.

Por outro lado, a chaise longa "em esquis" de Emile-Jacques Ruhlmann (1879-1933), classificada como "tesouro nacional", foi adquirida na terça-feira por 2,86 milhões de euros (2,5 milhões fora impostos) marcando um recorde mundial para o artista francês. Ela estava estimada em entre 2 e 3 milhões de euros. A obra foi adquirida por um colecionador francês.

Um outro recorde mundial foi batido na terça-feira por Louis Majorelle (1859-1926). A grande cama e suas cabeceiras "Aos lírios" atingiram 1,162 milhão de euros com impostos (980.000 euros sem impostos, contra uma estimativa que era de 1 a 1,5 milhão de euros). Ela foi comprada por um americano.