Topo

Senado argentino condena bloqueio que impediu circulação de jornais

31/03/2011 06h35

BUENOS AIRES, 31 Mar 2011 (AFP) -O Senado argentino, com os votos do governo e da oposição, aprovou na quarta-feira uma declaração que condena o bloqueio como como forma de protesta sindical que impediu, no domingo passado, a circulação do jornal Clarín e prejudicou o La Nación.

Os senadores aprovaram por unanimidade um artigo da declaração que expressa o "repúdio à metodologia do bloqueio que, no domingo passado 27 de março, impediu a distribuição normal de um meio de comunicação gráfico".

Mais de 100 ativistas cercaram no domingo as gráficas do Clarín e do La Nación, em um ato que chamaram de "conflito sindical".

O protesto foi muito criticado no país. O governo também foi criticado pela inação para garantir a liberdade de imprensa.

Apesar da aprovação do texto, os senadores ligados à presidente Cristina Kirchner discordaram da oposição na interpretação do ocorrido.

Os manifestantes, que se identificavam como trabalhadores demitidos dos jornais Clarín e La Nación, impediram no domingo por quase 12 horas a distribuição normal dos jornais de maior circulação na Argentina.

Os adversários do governo e críticos da presidente Cristina Kirchner exigem uma explicação do por que as autoridades nada fizeram para desarticular o protesto.

Políticos opositores e entidades de imprensa questionam com duros termos o bloqueio ao parque impressor dos dois jornais.

O jornal Clarín circulou, na segunda-feira, com a primeira página em branco, em protesto.

O governo já havia cancelado em 2010 a licença concedida à firma Fibertel, do poderoso grupo Clarín, que fornecia serviços de internet a um milhão de usuários. Um ano antes também tirou da empresa a exclusividade de transmissão paga de partidas do futebol argentino, transferindo-a à televisão pública.