Presidente do Equador entra com nova ação contra jornalistas
QUITO, 29 Mar 2011 (AFP) -O presidente equatoriano, Rafael Correa, apresentou uma ação judicial contra o jornal El Universo, um dos mais influentes do país, que se soma à impetrada contra dois jornalistas que revelaram negócios de um de seus irmãos com o Estado, informou o jornal nesta terça-feira.
Correa apresentou a ação civil em 22 de março contra o jornal; seu diretor, Carlos Pérez; e o editor de opinião, Emilio Palacio, por um artigo deste último que acusou o presidente de atacar um hospital durante a rebelião policial de 30 de setembro, indicou o jornal.
A publicação destacou que a medida foi tomada depois que Pérez processou a presidência por uma suposta negativa em entregar informação sobre a publicidade do governo durante as transmissões da última Copa do Mundo de futebol.
As querelas surgem em meio à campanha por um referendo no qual Correa planeja proibir que os veículos de comunicação invistam em outras atividades econômicas e criar um conselho que regule conteúdos violentos, sexuais ou discriminatórios, e fixe critérios de responsabilidade para veículos e jornalistas.
Os sindicatos do setor - uma parte dos quais o presidente socialista chama de "poder fático, corrupto e medíocre" - vêem essas propostas como uma ameaça de censura e à liberdade empresarial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.