Entretenimento

Órgão restaurado de 369 anos volta a tocar em Viena

26/03/2011 12h11

VIENA, 26 Mar 2011 (AFP) -O órgão barroco mais antigo de Viena, pertencente à igreja dos Franciscanos, com 369 anos de idade, foi reinaugurado neste sábado com um concerto para comemorar sua reabilitação após mais de três anos de restauração.

O conserto do instrumento custou 1,64 milhão de dólares, obtidos através de subsídio público e doações de fiéis e apreciadores da música.

O meticuloso trabalho de restauração conseguiu manter 90% dos foles originais, assim como 17 dos 21 registros. Os outros precisaram ser reconstituídos.

Construído em 1642 pelo organeiro vienense Johannes Wockherl e batizado em sua homenagem, este monumental instrumento foi encomendado pelos Franciscanos durante a Guerra dos 30 Anos (1618-1648) para simbolizar a esperança em um futuro melhor, com a aproximação do fim do conflito entre protestantes e católicos alemães e austríacos, que teve também o envolvimento de França, Dinamarca e Suécia.

O organista austríaco Friedrich Lessky foi convidado a tocar o renovado Wockherl, que antes do recital foi abençoado pelo bispo auxiliar de Viena, Franz Lackner.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo