Topo

O filme "Rio" é exibido pela primeira vez no Morro do Alemão

25/03/2011 15h55

RIO DE JANEIRO, 25 Mar 2011 (AFP) -"Vocês serão as primeiras crianças do mundo a ver o filme e isso é um privilégio", declarou o diretor brasileiro do filme "Rio" Carlos Saldanha, que vive nos Estados Unidos, a estudantes cariocas em um cinema novo, equipado com tecnologia 3D, numa favela do Rio de Janeiro.

Os criadores de "A Era do Gelo" apresentaram nesta sexta-feira, em première mundial, seu mais novo desenho animado no cinema inaugurado em dezembro no Complexo do Alemão, conjunto de favelas do norte do Rio pacificado no fim de novembro.

O desenho animado conta as aventuras de Blu, uma arara azul, espécie ameaçada de extinção, que mora em Minnesota (Estados Unidos). Ele deixa sua gaiola para vir ao Rio, onde encontra Jade que lhe mostra a cidade. O longa estreia nos cinemas no dia 8 de abril.

"Os dois principais atores vieram de Nova York e Los Angeles para mostrar a vocês seu trabalho: Anne Hathaway que faz a voz de Jade e Jesse Eisenberg que dubla Blu", explicou Carlos Saldanha antes de destacar: "Sei que vocês estão aqui porque são os melhores alunos (...) para ter sucesso é preciso estudar".

"Estamos muito contentes de estar aqui com vocês para ver o filme que só vimos pela primeira vez há dois dias. Antes, estávamos nos estúdios fazendo as vozes", disse sorridente Anne Hathaway, 28 anos, aos estudantes.

"Estamos felizes de estar aqui nesta favela e não esqueçam de colocar os óculos" 3D, brincou Jesse Einseberg, 27 anos, que revelou ser "a primeira vez, mas não a última" que vinha ao Brasil.

"Adorei o filme. Nós fomos os primeiros do mundo a assistir. As imagens do Pão de Açúcar e do Corcovado são lindas", contou uma estudante, Jennifer, 10 anos.

Para o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o "filme é uma declaração de amor ao Rio".

"São mostrados os belos bairros e as favelas. O lançamento nessa favela pacificada mostra um Rio em transformação. É um exemplo do novo Rio que nós queremos, onde as mudanças começam", comemorou Paes.