Topo

Entretenimento

Google recebe multa de 100.000 euros na França

21/03/2011 07h57

PARIS, 21 Mar 2011 (AFP) -A CNIL, Comissão Francesa de Informática e Liberdades, multou o Google em 100.000 euros por coletar dados privados através de seu polêmico programa Street View, indicou nesta segunda-feira o jornal Le Parisien/Aujourd'hui en France.

"Trata-se de uma multa recorde desde 2004, quando conseguimos o direito de impor sanções financeiras", explicou o secretário-geral da CNIL, Yann Padova, em entrevista ao jornal francês.

Lançado em 2007, o Google Street View proporciona vistas panorâmicas das ruas em três dimensões, que permitem o deslocamento virtual do usuário pelas cidades, serviço que provoca polêmica em muitos países.

Em maio de 2010, o Google revelou que os carros que percorrem as ruas para tirar as fotografias necessárias à construção do programa haviam coletado sem querer dados pessoais (como e-mails e principalmente vídeos) transmitidos por wi-fi.

A CNIL estimou que os carros do Google "aspiravam" informações "desprotegidas que circulavam por um sinal de wi-fi" quando passavam. "O enriquecimento desse banco de dados foi feito de forma desleal com as pessoas, porque elas não sabiam" que eles estavam sendo recolhidos, explicou Padova.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento