Topo

Japão: Apple deve enfrentar falta de componentes para iPad 2

18/03/2011 18h52

NOVA YORK, 18 Mar 2011 (AFP) -A gigante americana Apple poderá enfrentar escassez de componentes para seu iPad 2 devido ao terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão, informou uma empresa de pesquisas nesta sexta-feira.

"As sequelas do terremoto do Japão pode causar transtornos logísticos e escassez da oferta de iPad 2 da Apple Inc., porque (o tablet) emprega vários componentes fabricados no país afetado pelo desastre", advertiu IHS iSuppli.

A IHS iSuppli, que realizou uma "desmontagem" para analisar o iPad 2, indicou que os componentes incluem uma bateria da Apple Japão, uma bússola eletrônica da AKM Semicondutor, uma memória flash NAND da Toshiba, memória dinâmica DRAM de acesso aleatório fabricada pela Elpida Memory e uma tela sensível ao toque que "provavelmente" é da Asahi Glass.

A empresa informou que, apesar de alguns desses fornecedores não terem sofrido danos, provavelmente enfrentarão dificuldades logísticas e problemas para obter matérias-primas.

A IHS iSuppli indicou, no entanto, que alguns dos componentes do iPad 2 podem ser obtidos em outros lugares: a memória flash NAND, por exemplo, está disponível na sul-coreana Samsung e na Micron Technology dos Estados Unidos.