Bruxelas denuncia Espanha e França por taxa para financiar TV pública
BRUXELAS, 14 Mar 2011 (AFP) -A Comissão Europeia decidiu nesta segunda-feira levar Espanha e França à justiça, devido à recusa dos dois países de suprimir uma taxa cobrada das operadoras de telecomunicações para financiar o sistema público de rádio e televisão, para compensar o fim da publicidade paga.
Bruxelas denunciou "França e Espanha ao Tribunal de Justiça da UE, porque continuam impondo taxas específicas sobre o volume de negócios das operadoras de telecomunicações, o que infringe o direito europeu", anunciou o executivo comunitário em um comunicado.
O governo francês instaurou o imposto em março de 2009, enquanto os espanhois fizeram o mesmo em setembro do mesmo ano, para compensar a supressão da publicidade paga nas emissoras públicas.
Em outubro de 2010, a comissão pediu às autoridades espanholas e francesas o fim da taxa, lembrando que "os impostos específicos cobrados das operadoras de telecomunicações devem estar relacionados diretamente à cobertura dos custos regulares do setor".
Tanto Madri quanto Paris, entretanto, ignoraram a solicitação, levando o órgão, que regula a concorrência na União Europeia, a processar os dois governos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.