Topo

Banderas: hispânicos começam a ser vistos como heróis em Hollywod

13/03/2011 21h14

LOS ANGELES, 13 Mar 2011 (AFP) -O ator espanhol Antonio Banderas considerou que os hispânicos começam a ser vistos como heróis em Hollywood, ao apresentar "O Gato de Botas", próximo filme de animação sobre o personagem a quem o astro empresta a sua voz.

Banderas participou na sexta-feira da apresentação dos filmes de 2011 dos estúdios DreamWorks, incluindo o "Gato de Botas" - o gato conquistador da série "Sherk" -, que tem estreia prevista para o outono boreal nos Estados Unidos.

O filme "confirma algo que começou há vários anos": a mudança na percepção de Hollywood sobre os personagens para latinos, disse o ator espanhol.

"Quando cheguei a Hollywood, lembro perfeitamente que meus colegas atores diziam: prepare-se para interpretar muitos papéis de vilão. De certa forma, vai passar uma imagem falsa da nossa cultura, porque só vai interpretar assassinos ou delinquentes", disse Banderas, após apresentar algumas cenas do filme de animação.

"Isto mudou. Hoje em dia, os personagens (hispânicos) são abordados de forma diferente. Os hispânicos podem ser heróis", acrescentou.

Banderas empresta a voz para o herói do "Gato de botas", cujos olhos grandes e suplicantes encantaram os fãs de "Shrek 2".

O ator espanhol disse desconhecer as razões do sucesso de seu personagem, mas dise que preferia desconhecê-las. "Prefiro não saber porque poderia estragá-lo", contou.

No entanto, disse pensar que o felino "é um personagem muito estranho, com um toque de mistério".

"Acho que um dos seus segredos é o contraste" entre o tamanho pequeno e a personalidade forte.

Banderas trabalhou neste filme ao lado da atriz mexicana Salma Hayek. "Somos muito amigos e sei que ela pode improvisar porque tem certo frescor", afirmou.

"O Gato de Botas" é dirigido por Chris Miller ("Shrek 3") e produzido pelo cineasta mexicano Guillermo del Toro.