Topo

Artistas famosos se despedem da atriz francesa Annie Girardot

04/03/2011 15h51

PARIS, 4 Mar 2011 (AFP) -Centenas de pessoas, entre elas os atores franceses Alain Delon, Mireille Darc e Jean Paul Belmondo, deram nesta sexta-feira o último adeus à atriz Annie Girardot, falecida aos 79 anos.

"Era uma atriz fabulosa, generosa, que podia fazer rir ou chorar. Era o símbolo da mulher livre e moderna, vítima de sua generosidade", declarou uma fã que acompanhava a cerimônia de enterro na igreja parisiense de Saint Roch.

Coroas de flores foram enviadas pela atriz Isabelle Adjani e o presidente da República, Nicolas Sarkozy.

Na cerimônia também estavam o ministro da Cultura, Frederic Mitterrand, diretores como Claude Lelouch e Bertrand Blier e o popular ex-ministro socialista Jack Lang.

Girardot morreu na segunda-feira passada depois de uma longa batalha contra o Mal de Alzheimer.

Começou a carreira em 1955 e conheceu o apogeu nos anos 1970, tendo participado de sucessos como "Rocco e seus irmãos", de Luchino Visconti.

A atriz sofria há vários anos do Mal de Alzheimer, e se converteu num símbolo da doença depois de aceitar filmar o documentário "Ainsi va la vie" (Assim vai a vida), de Nicolas Baulieu, que a acompanhou durante oito meses, retratando sua perda de memória.

Ganhou seu primeiro César - o Oscar do cinema francês - em 1977 por seu papel em "Docteur François Gailland", de Jean-Louis Bertucelli.