Topo

Steve Jobs lança novo iPad

02/03/2011 16h19

SAN FRANCISCO, 2 Mar 2011 (AFP) -O diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, apareceu de surpresa nesta quarta-feira para lançar a nova versão do iPad, mais fina, leve e com recursos de câmeras.

"Estivemos trabalhando neste produto por um bom tempo e eu não queria perder este grande dia", disse Jobs, que aparentava estar abatido, mas animado, e vestia sua tradicional blusa preta de gola olímpica e calça jeans.

Jobs, que entrou de licença médica em janeiro por doença, falou sobre os novos recursos de câmeras - na frente e no verso - do iPad 2, que possibilitarão a realização de 'chats'.

"O novo iPad 2 é, na verdade, mais fino que o nosso iPhone 4", disse Jobs. "É dramaticamente fino, não um pouco fino, um terço mais fino".

Ele pesa 1.3 pounds (590 gramas), quando antes tinha 1.5 pounds (680 gramas), e estará disponível nas cores branco e preto.

Jobs explicou que o aparelho será vendido pelo mesmo valor que o modelo anterior, de 499 a 829 dólares.

Ele será lançado nos Estados Unidos no dia 11 de março e nos dias 25 e 26 de março em outros países, incluindo França, Alemanha e Japão.

Jobs afirmou que o iPad 2 é "dramaticamente mais rápido" devido a um novo chip A5. "Os gráficos neste aparelho são maravilhosos", disse.

"2010 se tornou o ano do iPad", opinou Jobs. "Vendemos quase 15 milhões de iPads em 2010 de abril a dezembro", afirmou. "Isto gerou tímidos 10 bilhões de dólares em receita para a Apple".

"Nós nunca tivemos um produto que saísse tão rápido no início", explicou. "Temos 90% do mercado".

"Nossos concorrentes ficaram desconcertados", disse. "Eles voltaram às suas pranchetas de desenho, rasgaram seus projetos".

Jobs, de 56 anos, iniciou uma licença médica por tempo indeterminado no dia 17 de janeiro, transferindo as operações diárias da Apple para o diretor de operações, Tim Cook.