Topo

Entretenimento

Peru: encontrado túmulo de governante pré-inca de 1200 anos

23/02/2011 21h04

LIMA, 23 Feb 2011 (AFP) -Arqueólogos peruanos encontraram o túmulo de um alto governante da cultura Wari de mais de 1.200 anos, em um centro cerimonial arqueológico de Cuzco (sul), informou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Cultura (INC).

"Encontramos o túmulo do Senhor de Wari coberto com duas lajes de pedra, e leva consigo um peitoral, braceletes e cetros de ouro e prata" disse à imprensa o diretor do INC em Cuzco, Juan García.

O túmulo do antigo dirigente foi encontrado na cidade arqueológica de Espíritu Pampa, na província de La Convención, em Cuzco (1.100 km a sudeste de Lima).

"Essa descoberta está à altura do senhor de Sipán (encontrado no norte peruano em 1987) e mudará parte da história Inca e da região", afirmou García.

Junto com o túmulo, em perfeito estado, também foram encontradas cerâmicas, joias de ouro, prata e fragmentos de tecidos com influência da cultura Wari.

A cultura Wari foi uma civilização que floresceu no centro dos Andes entre os anos 600 e 1200, antes do império Inca, que teve Cuzco como capital.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento