Irã liberta dois jornalistas alemães detidos desde outubro
TEERÃ, 19 Fev 2011 (AFP) -Dois jornalistas alemães detidos no Irã desde outubro foram libertados, anunciou este sábado a agência oficial IRNA, e pouco depois chegou a Teerã o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, para levá-los de volta ao seu país.
Após sua chegada à capital iraniana, Westerwelle deixou rapidamente o aeroporto rumo à sede da presidência, comprovou um jornalista da AFP.
Segundo a agência ISNA, o chanceler deve ser recebido pelo próprio presidente Mahmud Ahmadinejad.
O ministro alemão também teria previsto um encontro com seu colega iraniano, Ali Ajbar Salehi. Os dois ministros concederão uma entrevista coletiva conjunta, após o que os dois jornalistas libertados poderão voltar diretamente à Alemanha, acrescentou a imprensa iraniana.
"Os dois acusados detidos em Tabriz foram libertados e voltarão ao seu país", disse a principal autoridade judicial da província iraniana do Azerbaijão Oriental.
Os dois jornalistas foram detidos em outubro do ano passado, em Tabriz, onde entrevistaram o filho e o advogado da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma mulher condenada à morte por apedrejamento.
As autoridades iranianas acusavam os dois alemães de não terem pedido a autorização especial do ministério da Cultura necessária para trabalhar no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.