Topo

Radiohead causa furor ao lançar novo álbum antes do previsto

18/02/2011 18h12

PARIS, 18 Fev 2011 (AFP) -O grupo britânico Radiohead agitou a Internet nesta sexta-feira ao lançar seu oitavo álbum, "The King of Limbs" na rede, um dia antes do previsto.

Usuários descobriram a primeira faixa, "Lotus Flower", no site da banda no começo desta sexta-feira, que também tinha um vídeo em preto e branco mostrando o vocalista Thom Yorke de chapéu, dançando e fazendo mímicas.

Alguns segundos depois, os fãs foram surpreendidos com a possibilidade de fazer o download do álbum inteiro, sem ter de esperar até amanhã.

"É sexta-feira, é quase fim de semana, e é lua cheia", escreveu o guitarrista Ed O'Brien no site, como única explicação para o adiantamento do lançamento do álbum.

Algumas horas mais cedo, diversos fãs reuniram-se em Tóquio após uma breve mensagem em japonês publicada pela banda no Twitter, indicando o horário e o local do lançamento do álbum.

Mas o evento foi cancelado no último minuto pelo Radiohead por motivos de segurança porque a notícia espalhou-se muito rapidamente pela Internet.

A banda de cinco membros foi formada em Oxford, centro da Inglaterra, nos anos 1980 e atingiu fama global com os álbuns "The Bend", "OK Computer" e "Kid A", estes últimos utilizando vários sons inovadores e sombrios.

Mas desde que quebraram sua parceria com o selo Parlophone da EMI em 2007, o quinteto alterou os protocolos da indústria da música, em crise.

O Radiohead causou furor quando disse aos fãs que poderiam pagar o que quisessem para baixar o álbum "In Rainbows". Na época, o site tinha a mensagem "você que sabe" no lugar do preço.

A ação foi vista por alguns como uma tentativa de acabar com o padrão dos grandes lançamentos, que passam por críticas publicadas na imprensa, capas de revista e investimentos em marketing.

Mas mais cedo nesta semana o grupo surpreendeu seus fãs e críticos dizendo ter mais uma vez mudado os padrões, lançando "The King of Limbs" agora por download a 6 libras (16 reais).

O álbum também ficará disponível em vinil e em CD a partir de 9 de maio via o selo independente XL, em uma edição especial de "álbum revista" que terá mais de 600 pequenas obras de arte gráfica.

"Oferecendo duas versões - o download de música e a edição física 'premium' - eles estão abrançando a era digital, mas ao mesmo tempo premiando os fãs mais comprometidos", escreveu a revista musical New Musical Express nesta sexta-feira.

"Lançar o álbum sem muitos dias de aviso prévio também é um 'dane-se' para a imprensa musical... quem precisa de críticos quando pode falar diretamente com os fãs? E, mais do que isso, é uma lição sobre como transformar o lançamento de seu oitavo álbum em um evento genuíno."

O nome do novo álbum remete a um carvalho existente na região de Savernake Forest, no sudeste da Inglaterra, que tem cerca de 1.000 anos. A floresta está localizada perto da Tottenham House, uma casa de campo onde o Radiohead gravou "In Rainbows".