Entretenimento

Obama entrega medalha da liberdade a George Bush pai e a Angela Merkel

15/02/2011 21h07

WASHINGTON, 15 Fev 2011 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entregou nesta terça-feira a mais alta distinção civil americana, a Medal of Freedom, a medalha da liberdade, a George Bush pai, o 41º presidente dos Estados Unidos, e a alemã Angela Merkel.

A chanceler não estava em Washington para receber a condecoração, durante cerimônia organizada uma vez por ano na Casa Branca, mas Obama informou que ela deve fazer "logo" uma visita oficial ao país.

Obama saudou as qualidades diplomáticas de George H. W. Bush, o pai de seu predecessor na Casa Branca, destacando que tornava possível o que muitos acreditavam impossível: pôr fim à guerra fria sem que fosse disparado nenhum tiro.

"Sua humildade e decência refletem o melhor do espírito americano. Aqueles que o conhecem sabem que é um gentleman que inspirou cidadãos a se tornarem pontos de luz luminosos a serviço dos outros", acrescentou Obama.

O presidente americano aproveitou para homenagear várias outras personalidades políticas e do cenário cultural, destacando-se o violoncelista Yo-Yo Ma, a poetisa Maya Angelou e também o bilionário e filantropo Warren Buffett.

Quanto a Angela Merkel, ela "sonhava com a liberdade" durante a infância e a adolescência na Alemanha Oriental. "Quando o muro foi derrubado e a Alemanha reunificada, ela também transpôs obstáculos: foi a primeira pessoa vinda do Leste e a primeira mulher da República Democrática da Alemanha a tornar-se chanceler", destacou o presidente americano.

"Para a América, a chanceler (Angela) Merkel e o país que ela dirige estão entre os nossos mais próximos aliados. Para mim, ela é uma parceira de confiança no cenário mundial e uma amiga", disse ele.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo