Topo

Arcade Fire surpreende e vence o Grammy de Álbum do Ano

14/02/2011 06h17

LOS ANGELES, 14 Fev 2011 (AFP) -A banda canadense de indie rock Arcade Fire venceu no domingo o Grammy de Álbum do Ano por "The Suburbs", em uma cerimônia que teve como destaque o grupo de country pop Lady Antebellum, que saiu da 53ª edição da festa com cinco troféus.

O grupo composto por Win Butler, Régine Chassagne, Richard Reed Parry, William Butler, Tim Kingsbury, Sarah Neufeld e Jeremy Gara superou na principal categoria do Grammy o rapper Eminem ( "Recovery"), Lady Antebellum ("Need you now"), Lady Gaga ("The fame monster") e Katy Perry ("Teenage Dream").

A cerimônia de premiação da indústria fonográfica americana contou com astros como Bob Dylan, Mick Jagger, Barbra Streinsand, além de uma apresentação de Cee Lo Green ao lado de Gwyneth Paltrow para a música "Fuck You", mas na versão alternativa "Forget you".

O maior vencedor da noite foi o grupo de country pop Lady Antebellum, que saiu de Los Angeles com cinco dos seis prêmios a que concorria, enquanto o rapper Jay Z e a estrela pop Lady Gaga venceram em três categorias cada e Eminem, artista com mais indicações, levou apenas dois.

O Lady Antebellum venceu nas categorias Canção do Ano e Gravação do Ano por "Need you now", que também foi considerada a Melhor Canção Country. O grupo também levou o prêmio Álbum Country pelo trabalho que tem o mesmo nome e venceu mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos.

Uma das surpresas da noite foi o prêmi de Artista Revelação, que pela primeira vez em 35 anos foi atribuído a uma artista de jazz, a contrabaixista e cantora Esperanza Spalding, de 26 anos, que desbancou assim o ídolo adolescente Justin Bieber.

O rapper Eminem, que tinha 10 indicações, teve que se conformar com os prêmios de Melhor Álbum de Rap por "Recovery" e Melhor interpretação solo de rap por "Not Afraid".

Lady Gaga voltou a surpreender com seu figurino exótico e venceu em três categorias: álbum vocal pop por "The Fame Monster", videoclipe por "Bad Romance", além de melhor interpretação pop feminina pela mesma canção.

Bruno Mars, o segundo artista com mais indicações (sete), venceu apenas na categoria de interpretação vocal masculina por "Just The Way You Are".

A festa teve um tributo à rainha do soul Aretha Franklin, que enviou uma mensagem em vídeo e agradeceu o apoio. Segundo fontes ligadas à família, a artista de 68 anos foi diagnosticada com câncer em dezembro.