Topo

Jagger, Streisand, Justin Bieber e Lady Gaga, as atrações do Grammy

13/02/2011 10h07

LOS ANGELES, 13 Fev 2011 (AFP) -Artistas de várias gerações e de diversos gêneros participam neste próximo domingo na cerimônia de premiação do Grammy em Los Angeles, com apresentações do veterano roqueiro Mick Jagger, da diva Barbra Streisand, além de ídolos pop como Justin Bieber e Lady Gaga.

O rapper Eminem é o artista com mais indicações, 10, na 53ª edição do Grammy, incluindo na categoria melhor álbum com "Recovery" e melhor canção, com "Love the Way You Lie", que ele interpreta com Rihanna.

O vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, subirá ao palco do Staples Center para participar, ao lado de Raphael Saadiq, de uma homenagem ao mestre do soul Solomon Burke, que morreu ano passado e abriu vários shows dos Stones.

Outra grande homenagem da festa será feita à rainha do soul Aretha Franklin. Christina Aguilera, Jennifer Hudson e Florence Welch, do grupo Florence and the Machine, farão um tributo à cantora, que segundo a imprensa americana tenta se recupera de um câncer.

O segmento especial (para Franklin) contará com interpretações individuais e coletivas de alguns sucessos da rainha do soul, anunciaram os organizadores do espetáculo, que na televisão dura três horas, mas que na verdade é uma jornada de quase oito horas de premiações.

As estrelas pop do momento, Lady Gaga, Katy Perry e o ídolo adolescente canadense Justin Bieber, também confirmaram presença na festa, que aposta em grandes nomes da música popular e não tão popular, já que a National Academy of Recording Arts and Sciences tem cinco indicados em 109 categorias, que incluem polca, jazz, tropical e infantil.

O cantor Bruno Mars, nascido no Havaí, é o segundo artista com mais indicações e concorre em sete categorias, entre elas a de melhor interpretação vocal masculina.

O rapper Jay-Z, o trio de música country-pop Lady Antebellum e a extravagante estrela pop Lady Gaga disputam seis gramofones cada.

Na disputa pela categoria de melhor álbum estão Katy Perry, Eminem, Lady Gaga, Ladu Antebellum e a banda canadense de rock alternativo Arcade Fire.

O fenômeno adolescente Justin Bieber concorre na categoria revelação do ano pelo álbum "My World", um dos mais vendidos em 2010 em todo o mundo.

O Brasil está na disputa com duas indicações na categoria álbum de World Music Contemporâneo, com Bebel Gilberto e Sérgio Mendes.

A filha de João Gilberto foi indicada pelo álbum "All In One", enquanto Sérgio Mendes concorre com "Bom Tempo".

Os outros indicados na categoria são Béla Fleck ("Throw Down Your Heart , Africa Sessions Part 2: Unreleased Tracks"), Angelique Kidjo ("?Y?") e Chandrika Krishnamurthy Tandon ("Om Namo Narayanaya: Soul Call").