Topo

World Press Photo 2010 premia sul-africana e dois fotógrafos da AFP

11/02/2011 10h11

HAIA, 11 Fev 2011 (AFP) -A fotógrafa sul-africana Jodi Bieber ganhou o World Press Photo Award 2010 pela foto de uma afegã desfigurada por talibãs, anunciaram nesta sexta-feira, em Amsterdã, os organizadores do concurso de fotografia de imprensa mais prestigioso.

  • AFP PHOTO / TIME MAGAZINE / JODI BIEBER / South Africa / Institute for Artist Management for Time magazine

    A afegã Bibi Aisha, cujas orelhas e nariz foram cortados pelos talibãs para castigá-la por ter deixado a casa de seu marido


Dois fotógrafos da Agência France-Presse foram premiados por suas reportagens, os franceses Olivier Laban-Mattei e Christophe Archambault, que obtiveram, respectivamente, o primeiro prêmo na categoria "Informação geral" e o terceiro prêmio da categoria "Natureza".

O júri atribuiu ainda uma menção especial a uma série e 12 fotos tiradas pelos mineiros chilenos que permaneceram presos durante 69 dias a 700 metros de profundidade na mina San José.

A foto de Jodi Bieber, publicada na capa da revista Time em 1º de agosto de 2010, que também ficou em primeiro lugar na categoria "Retratos", mostra a afegã Bibi Aisha, cujas orelhas e nariz foram cortados pelos talibãs para castigá-la por ter deixado a casa de seu marido.

Bibi Aisha, abandonada depois de ter sido mutilada, foi socorrida voluntários humanitários americano e operada nos Estados Unidos.

Olivier Laban-Mattei foi premiado por uma reportagem em Porto Príncipe depois do terremoto de janeiro de 2010 no Haito. Em uma de suas fotos, um homem tira o corpo de uma criança de uma pilha de mortos.

Christophe Archambault foi premiado por uma série de fotos do vulcão Bromo, na ilha de Java, coronado por uma espessa nuvem de cinzas.