Tela de Salvador Dalí volta a bater recorde mundial em leilão em Londres
LONDRES, 10 Fev 2011 (AFP) -O quadro do surrealista Salvador Dalí, "Retrato de Paul Eluard", voltou a bater nesta quinta-feira, na casa Sotheby's, em Londres, o recorde mundial para o pintor espanhol.
A tela, de 1929, avaliada em cinco milhões de libras, foi arrematada por telefone por um comprador anônimo por 13,48 milhões de libras (21,68 milhões de dólares, 15,6 milhões de euros). A soma não tem precedentes em leilão de uma obra surrealista.
O novo recorde triplicou o estabelecido na véspera na casa Christie's por um dos primeiros trabalhos de Dalí (1904-1989), o "Estudio para 'La miel es más dulce que la sangre'" (1926/27), com 4,07 milhões de libras (6,5 milhões de dólares, 4,7 milhões de euros).
"O retrato de Paul Eluard", descrito pela Sotheby's como "obra-prima do surrealismo e da arte do século XX", une duas figuras emblemáticas do movimento, Dalí e o poeta francês que dá nome ao quadro.
A tela foi pintada por Dalí durante o verão em que o francês passou na cidade catalã de Cadaqués com sua mulher Gala.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.