Topo

Drama dos 33 mineiros chilenos vira filme

10/02/2011 18h21

BERLIM, 10 Fev 2011 (AFP) -O drama vivido durante 69 dias por 33 mineiros chilenos presos no fundo de mina, no norte de Chile, foi transformado em longa-metragem, rodado em tempo recorde, e que será projetado no Mercado Europeu do Filme durante a Berlinale.

O filme "Atacama's 33" - Os 33 de Atacama - foi divulgado nesta quinta-feira na capa da revista especializada Variety. Conta a história dos mineiros que foram surgindo das entranhas da terra, no dia 13 de outubro de 2010.

Com 87 minutos de duração, é dirigido pelo espanhol Antonio Recio, com roteiro de Jacobo Bergareche e produção, entre outros meios, do canal de televisão espanhola Antena 3.

Bergareche começou a escrever o roteiro quando os mineiros estavam ainda presos no fundo da mina.

Segundo a promoção feita por America Video Films, trabalham o ator boliviano Cristian Mercado e o astro chileno Alejandro Goic. Foi filmado no Chile, não longe da mina San José.

"A incrível história dos 33 mineiros chilenos; 69 dias a 700 metros de profundidade. Milhões de espectadores", proclama o cartaz, mostrando os atores-mineiros com seus capacetes e lanternas.

O resgate dos mineiros do Atacama foi acompanhado minuto a minuto por milhões de pessoas no mundo, através de cobertura jornalística sem precedentes.