Museus de Los Angeles adquirem obra de Mapplethorpe
LOS ANGELES, 8 Fev 2011 (AFP) -Os museus de maior prestígio de Los Angeles, o LACMA e o Getty, anunciaram na segunda-feira que adquiriram um acervo de obras e arquivos do fotógrafo americano Robert Mapplethorpe, avaliado em mais de 30 milhões de dólares.
"A aquisição faz de Los Angeles o centro dos estudos sobre Mapplethorpe, reunindo em apenas uma cidade o melhor e o mais representativo de sua obra, assim como a maior coleção arquivos relacionada a ela", afirmam os museus em um comunicado.
A maior parte do acervo foi doada pela Fundação Robert Mapplethorpe. O restante foi financiado pelo empresário David Geffen (um dos três fundadores do estúdio Dremworks) e a fundação Getty.
O acervo tem mais de 2.000 obras, incluindo fotos Polaroid, desenhos e colagens do fotógrafo.
O material inclui parte da correspondência de Mapplethorpe com amigos e parentes, uma coleção completa dos catálogos de suas exposições e documentos relacionados ao julgamento do Centro de Arte Contemporânea de Cincinnati, que foi acusado de "obscenidade" por ter exposto obras do fotógrafo com temática homossexual.
Robert Mapplethorpe, que morreu vítima de Aids em 1989 aos 42 anos, ganhou fama pelos grandes retratos em preto e branco com composições muito estilizadas, fotos de flores quase surrealistas e uma temática homoerótica explícita, que provocou a fúria das associações conservadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.