Entretenimento

Morre Maria Altmann, herdeira das obras de Klimt

AP
Maria Altmann, herdeira das obras de Gustav Klimt, ao lado de trabalho do artista em sua casa em Los Angeles (14/04/2005) Imagem: AP

08/02/2011 19h25

LOS ANGELES, 8 Fev 2011 (AFP) - Maria Altmann, que conseguiu em 2006, após um comentado processo, a restituição por parte da Áustria de cinco pinturas de Gustav Klimt, roubadas de seu tio pelos nazistas, morreu em Los Angeles aos 94 anos, anunciou esta terça-feira seu advogado à AFP.

Maria Altmann morreu na segunda-feira (7) em sua residência, após uma longa doença.

"Era uma mulher elegante e maravilhosa e foi uma grande oportunidade para mim fazer parte de sua vida", declarou E. Randol Schoenberg, um dos advogados que trabalhou para conseguir a restituição dos bens roubados.

Altmann tinha 82 anos quando decidiu iniciar uma batalha judicial para recuperar os quadros do mestre simbolista austríaco Gustav Klimt que pertenciam ao seu tio, Ferdinand Bloch-Bauer.

Entre as telas está o famoso retrato com incrustrações em ouro da esposa de Ferdinand, Adele Bloch-Bauer, na época exposto na Galeria Belvedere, em Viena.

Em 2004, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a demanda de Maria Altmann era justificada. Esta decisão histórica levou as autoridades austríacas a devolver cinco telas aos herdeiros de Bloch-Bauer, em 2006.

O "Retrato de Adele Bloch-Bauer" foi leiloado por Maria Altmann e arrematado por 135 milhões de dólares pelo multimilionário americano Ronald Lauder, herdeiro da marca de cosméticos Estée Lauder, que a expôs em seu museu, a Neue Galerie, em Nova York.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo