Topo

AOL anuncia compra do Huffington Post por US$ 315 milhões

07/02/2011 10h00

WASHINGTON, 7 Fev 2011 (AFP) -O provedor de internet americano AOL anunciou que comprará o The Huffington Post, um jornal digital em plena expansão, com 25 milhões de visitantes por mês, por 315 milhões de dólares.

Quase 300 milhões de dólares serão pagos em dinheiro, segundo o anúncio. A operação ainda depende da aprovação das autoridades americanas.

Os conselhos de administração de cada empresa e os acionistas do Huffington Post aprovaram a transação, que deve ser concluída entre o fim do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre.

Com o acordo, Arianna Huffington, cofundadora e chefe de redação do jornal web, será nomeada presidente e diretora de redação do The Huffington Post Media Group, que integrará os conteúdos do Huffington Post e da AOL.

As atividades da AOL incluem, entre outros sites, Engadget, TechCrunch, Moviefone, MapQuest, Black Voices, PopEater, AOL Music, AOL Latino, AutoBlog, Patch e StyleList.

"A aquisição do The Huffington Post criará una empresa de mídia americana de nova geração e de alcance global, que combina conteúdo, comunidade e experiências sociais para os consumidores", disse Tim Armstrong, presidente e diretor executivo da AOL.

"Juntas, nossas empresas abraçam o futuro digital e se convertem em um destino digital que facilita experiências incomparáveis tanto para os consumidores como para os anunciantes", completou.

Esta é a maior aquisição da AOL desde que recuperou a independência com a separação da Time Warner em 2009.

O novo grupo terá uma base de 117 milhões de visitantes mensais nos Estados Unidos e 270 milhões em todo o mundo.

O Huffington Post Media Group oferecerá notícias, análises e produtos de entretenimento elaborados por milhares de redatores e videomakers de todo o mundo.

Entre as personalidades que já escreveram em blogs do Huffington Post estão o presidente americano Barack Obama, a secretária de Estado Hillary Clinton e o prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

"Esta é, verdadeiramente, uma fusão de duas visões e uma união perfeita para nós", declarou Arianna Huffington.