Topo

Recuperação dos EUA ainda é insuficiente, diz Bernanke

03/02/2011 16h28

WASHINGTON, 3 Fev 2011 (AFP) -A recuperação econômica dos Estados Unidos foi "fortalecida nos últimos meses", mas ainda não está forte o suficiente para melhorar o mercado de trabalho, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke.

Apontando para uma recuperação mais rápida em 2011 e sinais econômicos positivos, Bernanke, no entanto, pediu cautela para não cantar vitória antes da hora.

"Até virmos um período sustentável de forte criação de emprego, não podemos considerar que a recuperação foi verdadeiramente estabelecida", disse.

"A recuperação econômica que começou em meados de 2009 parece ter se fortalecido nos últimos meses, mas, apesar disso, o crescimento não foi suficientemente rápido para trazer melhoras no mercado de trabalho", afirmou em trechos do discurso divulgados anteriormente.

Citando melhoras nos gastos dos consumidores, no mercado de trabalho, e no setor financeiro - que registrou mais empréstimos - e nas próprias políticas do Fed, Bernanke disse que os americanos podem esperar ver "um ritmo mais rápido da recuperação econômica em 2011 do que no ano passado".

Mas em um comunicado posterior, Bernanke respondeu às críticas segundo as quais a decisão do Fed de manter as taxas de juros em níveis históricos de baixa e de injetar 600 bilhões na economia não são mais necessárias, criando o risco de inflação.

Bernanke afirmou que a inflação americana continua baixa, e que o aumento dos preços dos alimentos e da gasolina não representa tendência inflacionária.

"Nós vimos recentemente aumentos significativos em alguns preços, como na gasolina", disse. "No entanto, a inflação geral continua bastante baixa."